terça-feira, 22 de outubro de 2013

Ciclo de quintas

Johann David Heinichen
Compreender e memorizar o ciclo de quintas irá, sem dúvida, facilitar o processo de entender e interpretar harmonia e a relação que os acordes têm entre si.
Originalmente, foi um conceito apresentado em 1728 por Johann David Heinichen na sua obra Der General-Bass in der Compositionen que, enquanto aluno de contraponto de Johann Kuhnau, idealizou este sistema de relação harmónica.
Dizia Heinichen, que andava tão absorvido nesta matéria, que não conseguia comer, beber e dormir.
Estamos certos que as insónias e privações de Heinichen são-nos agora muito úteis!



Ciclo de Quintas
Se é a primeira vez que olham para esta imagem, o ciclo de quintas é, essencialmente, uma figura geométrica que organiza, e explana a relação de como todas as 24  tonalidades (maiores e menores) e respectivos acidentes musicais (sustenidos e bemóis) se relacionam e a ordem em que aparecem em cada uma.

Todas as músicas têm uma tonalidade, um acorde, à volta do qual gravitam todos os que o sucedem. Se essa sequência for diatónica, a escala, e as notas usadas para construir uma melodia, ou improvisar quaisquer frases musicais, serão sempre as mesmas, e respeitarão sempre os acidentes musicais presentes desse acorde principal.



Sistema Solar
Imaginemos o nosso sistema solar. O nosso sol, é uma estrela, com uma força de atracção gravítica suficientemente forte, para atrair e manter à sua volta, a órbita dos planetas do sistema que o compõem.
Do mesmo modo, o acorde principal de uma música, que detem a função tónica, o 1º grau, atrai sobre si, e pede que todos os acordes que o sucedem, resolvam e voltem a si.



Essencialmente, este diagrama informa-nos de quantos sustenidos ou bemóis tem a escala de cada tonalidade descrita. É um mecanismo óptimo para entender o movimento e progressão de acordes, determinadas cadências, transpor e ainda nos oferece uma maneira organizada de estudar escalas e composições em todas as tonalidades.
Cada casa, referente a cada tonalidade está, se nos movimentarmos no sentido dos ponteiros do relógio, musicalmente afastada entre si uma quinta perfeita (3 tons e meio) acima. 
A ordem dos intervalos de quinta, é o mesmo da ordem em que aparecem os acidentes nas armações de clave das escalas maiores.
Se memorizarmos este circulo e a ordem das diferentes tonalidades, decoramos, de igual modo,  a ordem em que os acidentes decorrem em cada uma.

Ordem dos sustenidos (ascendente)
Fá - Dó - Sol - Ré - Lá - Mi - Si

Como podemos observar, na primeira casa temos a letra C, que corresponde à tonalidade de Dó Maior. Nesta, não observamos nenhum acidente musical, dado que a escala de Dó Maior, é composta somente por notas naturais. (dó, ré, mi, fá, sol, lá, si).Se nos movimentarmos de divisão em divisão, novamente no sentido dos ponteiros do relógio encontramos a ordem dos sustenidos aplicada em cada tonalidade.

G = Sol Maior - a escala contem fá sustenido
D = Ré Maior - a escala contem fá e dó sustenido
A = Lá Maior -  a escala contem fá, dó e sol sustenido

Estes movimentos podem ser sucessivos até regressarmos ao ponto original de Dó Maior.
Este mesmo circulo, pode ser interpretado no sentido contrário aos ponteiros do relógio.
O movimento mostrar-nos-à um ciclo de quartas, e não de quintas, e apresentará a ordem com que os bemóis aparecem nas respectivas tonalidades.

Ordem dos bemóis (ascendente) Inversa à ordem dos sustenidos
Si - Mi - Lá - Ré - Sol - Dó - Fá

F = Fá Maior - a escala contém si bemol
Bb = Si bemol - a escala contém si e mi bemol
Eb = Mi bemol - a escala contém si, mi e lá bemol

Como desafio final preencha este pequeno teste, e vejam se esta matéria foi bem assimilada.

Se ainda tem dúvidas sobre este, ou outro assunto, estamos disponíveis para o ajudar online.
Veja ainda estes artigos sobre teoria e formação musical que podem ser um complemento útil.

Desenvolver a leitura de partitura e notação musical
A importância de estudar devagar


2 comentários:

Anónimo disse...

Olá, até tentei responder ao questionário, mas na última questão, a resposta é Fá Maior, e não há essa opção, então resolvi não assinar nenhuma questão, e então não pude enviar. Quem sabe possam corrigir essa questão. Abçs

Scherzo disse...

Obrigado pelo comentário e pelo aviso.
Existia de facto um erro no formulário, que já se encontra resolvido.

Qualquer outra questão, estamos cá para ajudar.