domingo, 15 de setembro de 2013

Aprender vibrato (Violoncelo)


Das várias técnicas indispensáveis a um violoncelista, tais como o legato, detaché, staccato ou portamentos, o vibrato é um dos movimentos indispensáveis para executar proeficientemente este instrumento.



Em todos os instrumentos, particularmente os de cordas friccionadas, o vibrato é um recurso técnico indispensável que caracteriza e define a cor e substância de uma nota. Define-se por ser uma ligeira e regular mudança na frequência e, concomitantemente, na afinação de uma determinada nota.
A velocidade e o comprimento de onda do vibrato deve ser adaptado à peça, respeitando o estilo da época que a caracterizam.


Kronos Quartet

Excepção seja feita ao Kronos Quartet, o quarteto de cordas americano, fundado por David Harrington em 1973 que, por terem apresentado obras de muitos compositores minimalistas, eliminam, ou usam de forma muito ténue o vibrato. Naturalmente, fazem-no  de modo a responder às exigências estilísticas das obras e dos respectivos compositores, tais como John Adams, Philip Morris Glass, ou do já falecido Henryk Górecki.





Hoje partilhamos um video de Steven Doane professor de violoncelo da University of Rochester Eastman School Of Music, de Nova Iorque, que traça as linhas essenciais para começar a dominar o vibrato. Esperamos que vos seja útil e motive ainda mais para aperfeiçoarem e melhorarem o vosso estudo.



Artigos relacionados