Ludwig Van Beethoven |
No século XIX em Viena, era comum disputarem-se duelos musicais no meio aristocrático.
Como forma de entretenimento, os mais proficientes pianistas improvisavam e apresentavam as suas melhores habilidades técnicas e musicais, desafiando-se mutuamente.
Daniel Steibelt, natural de Berlim, foi um pianista e compositor exímio no seu tempo que, tendo vivido também em Paris e Londres, acabara de chegar a Viena e, sabendo destes encontros, desafiou um jovem, de seu nome Ludwig Van Beethoven, na casa do conde Moritz Von Fries
Steibelt, apoiado pelo príncipe Lobkowitz foi o primeiro a mostrar o seu virtuosismo.
Tal como lhe era reconhecido, tocou a sua última composição com um estilo enérgico e marcado, recebendo efusivos aplausos do público presente.
De seguida, Beethoven, relutantemente avançou para o piano e, agarrando na partitura que Steibel acabara de tocar, virou-a ao contrário.
Tocou as quatro primeiras notas do compasso de abertura e começou a improvisar variações, a embelezar e ornamentar de forma cada vez mais complexa as frases musicais e gradualmente a acelerar o andamento e a aumentar a dinâmica da obra, ao mesmo tempo que ridicularizava as expressões e os tiques de Steibelt.
Este último, sentindo-se não só vencido como humilhado e gozado, saiu da sala afirmando ao seu anfitrião que nunca mais regressaria a Viena enquanto Beethoven fosse vivo.
Não até hoje registo de que Steibelt tenha regressado a Viena...
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